Brasil garante vaga no Conselho Executivo da ONU Turismo para 2026-2027

Liderando a delegação brasileira em Lima, no Peru, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, comemorou a eleição, por unanimidade, que reafirma a liderança brasileira nas Américas


Por Rota Araguaia em 04/08/2025 às 14:59 hs

Brasil garante vaga no Conselho Executivo da ONU Turismo para 2026-2027
Foto: Divugação/MTur

Redação

O Brasil foi eleito, por decisão unânime, para ocupar uma das cadeiras no Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo) durante o biênio 2026-2027. A escolha aconteceu na 70ª Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), realizada nesta sexta-feira (1º), em Lima, no Peru.

Além do Brasil, também foram eleitos Argentina e Peru para o mesmo período. Já para o biênio 2028-2029, as vagas ficarão com Paraguai, Bahamas e República Dominicana.

Representando o Brasil, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou o fortalecimento da presença do país na agenda global do setor, mencionando a instalação do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, no Rio de Janeiro, como um marco recente.

“São avanços importantes que reforçam a legitimidade e relevância global da ONU Turismo. Reitero nossa gratidão pela confiança depositada em nós e reafirmo o compromisso do Brasil com o multilateralismo, a solidariedade regional e o desenvolvimento sustentável do turismo”, declarou.

Durante o encontro, a secretária também criticou barreiras comerciais impostas por países desenvolvidos e defendeu o turismo como ferramenta de integração e valorização das identidades culturais. “Enquanto alguns países impõem tarifas injustas sobre produtos do Sul Global, o Brasil reafirma o turismo como instrumento de paz e soberania”, completou.

A reunião da CAM também trouxe decisões estratégicas, como a criação de um Comitê Técnico sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas. Outro destaque foi o seminário “Inteligência Artificial e Turismo nas Américas”, que discutiu os impactos da inovação no setor.

O Brasil atualmente preside o CAM, com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e será sede da próxima Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas, prevista para acontecer no Rio de Janeiro em 2025.

 

Além disso, ficou definido que El Salvador sediará o Dia Mundial do Turismo de 2026, e o Paraguai receberá a 71ª Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo, também em 2026.

Siga o @rotaaraguaia no Instagram



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !